Educação socioemocional nas escolas.

30SET

Educação socioemocional nas escolas.

O Colégio Objetivo de Santa Bárbara d’ Oeste conta com o programa educacional Escola da Inteligência, cujo o objetivo é desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar.

A educação socioemocional desenvolve habilidades para auxiliar as crianças a lidarem melhor em situações de conflito, reduzindo, assim, a vulnerabilidade dos estudantes. Para isso, estimulam-se diálogos constantes por meio dos quais os alunos podem expressar seus anseios, temores e frustrações.

As metodologias aplicadas pela Escola da inteligência, visa estimular o debate e a autorreflexão. Para isso, os educadores promovem dinâmicas, meditações, debates e exercícios para discutir temas como preconceitos, nervosismo, ansiedade, dentre outros.

Os alunos são encorajados a dar opiniões e a contrapor pontos de vista diferentes, o que fortalece a necessidade de buscar argumentos, além de amplificar a capacidade de interações. São desafiados a cooperar, o que promove o desenvolvimento de habilidades como a comunicabilidade, a empatia e a amabilidade.

Tudo isso vai gerar maior estabilidade emocional, contribuindo para todos os aspectos da sociabilidade para o resto da vida. Na escola, isso diminui o risco de problemas como a agressividade, a depressão e o bullying.

Como podemos perceber, a educação socioemocional é fundamental na preparação do indivíduo para enfrentar problemas durante toda a vida.  

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br