Ansiedade Infantil: não é somente os adultos que sofrem!

10FEV

Ansiedade Infantil: não é somente os adultos que sofrem!

A ansiedade é um sentimento que normalmente ouvimos muito os adultos dizerem que estão sofrendo com esse problema, mas o que poucos sabem é que essa ansiedade também está presente na vida das crianças. 

Os malefícios que esse problema causa em crianças são bem semelhantes aos de adultos, pois independente da idade a ansiedade impede a pessoa de viver sua vida e de participar de atividades saudáveis como também interrompe o desenvolvimento. 

Aparentemente é muito comum uma criança apresentar sintomas de ansiedade quando passam por situações que mudam a rotina tal como: a separação dos pais, mudança de casa, escola, o falecimento de um ente querido e outras situações que são consideradas traumáticas no período de desenvolvimento infantil. 

É por meio dessas situações que os pais e responsáveis devem ficar super atentos, visto que a criança poderá apresentar problemas na adaptação. 

Os principais sintomas da ansiedade infantil são: 

Medos irracionais 

Ansiedade excessiva

Pesadelos frequentes 

Insônia 

Desperta muitas vezes durante a noite

Irritabilidade e a criança fica muito chorosa 

Volta a fazer xixi nas calças e chupar o dedo 

Falta de concentração 

Não consegue assimilar os conteúdos escolares 

Não tem vontade de se relacionar com ninguém 

Entre outros. 

Esses são apenas alguns sintomas da ansiedade infantil, mas como sabemos cada criança é única e individual e por isso a forma de tratamento adequada será avaliada por um médico, é indicado observar esses sintomas, se persiste por mais de 1 semana procure um especialista que poderá ajudar na melhor forma de tratamento. 

Outro ponto muito importante para informá-los é o relacionamento familiar dentro de casa, as crianças são muito observadoras e por isso, lares onde há contendas, brigas e estresse constante também são responsáveis pela ansiedade infantil. 

Há algumas estratégias e ações simples que todos podemos fazer para ajudar uma criança que está passando por essa fase difícil como: 

Ajudá-la a superar seus medos; 

Dê valor para o que as crianças estão sentindo; 

Diminua o tempo de ansiedade - falando em cima da hora a ação que irá tomar ou a atividade que terá que fazer; 

Pratique atividades relaxantes. 


Lembre-se sempre de oferecer apoio total aos pequenos, a fase do desenvolvimento infantil não é fácil é um mundo de descobertas, por isso, toda paciência é fundamental e nunca, nunca deixe de demonstrar afeto, carinho e amor.