A tecnologia como uma importante ferramenta de aprendizagem.

9MAR

A tecnologia como uma importante ferramenta de aprendizagem.

A tecnologia faz parte do cotidiano de todos, com tanta inovação seria impossível não levá-la para dentro do ambiente escolar, pois como bem sabemos é fundamental integrar essa realidade com os métodos de ensino, além de facilitar o processo de ensino aprendizagem também é responsável pelo desenvolvimento do aluno e aumentando o seu interesse em realizar as atividades propostas em sala de aula. 

O papel do professor no uso das tecnologias em sala de aula é visto como um orientador ou facilitador neste processo, dando aos alunos a oportunidade de extrair o máximo de conhecimento através de pesquisas e buscas de informações onde terá autonomia e flexibilidade para buscar por conta própria. 

Embora haja muitos desafios que envolvam o uso da tecnologia por diversos motivos, é preciso haver uma visão de como ela pode ser uma aliada quando utilizada de forma correta neste processo, em nenhum momento devemos fechar os olhos para os desafios que talvez ela pode proporcionar, mas o foco tem que estar nas ferramentas que tornam o processo de aprendizagem mais atrativos para os alunos e que ela oferece vantagens muito benéficas no processo de aprendizagem, porque está alinhada com um objetivo ou uma resolução de problemas, estimulando e desenvolvendo a capacidade cognitiva do aluno.

O uso da tecnologia no ambiente escolar torna os alunos os protagonistas da própria aprendizagem, além de ajudarem a obter uma maturidade e foco necessário para não se renderem às distrações.

De forma geral, a tecnologia tem ferramentas e leva experiências únicas através das videoaulas, jogos, e-books, realidade virtual e outros, além de trabalhar a integração entre alunos, interação nas aulas, absorção de conteúdo, aumento do interesse sobre o assunto estudado. Quando trabalhados de forma correta e orientada por um professor o processo de ensino aprendizagem tende a ser mais prazeroso com o uso das ferramentas tecnológicas.