A importância da correção na alfabetização como uma forma de aprendizagem

7ABR

A importância da correção na alfabetização como uma forma de aprendizagem

É interessante pensar que no ambiente escolar a todo o momento os alunos estão engajados em aprender novos conhecimentos, muitos desses conhecimentos é dado através de conteúdos em diferentes formatos passados pelo professor e como sempre ao final de cada conteúdo sempre há exercícios e provas que tem o intuito de qualificar e mostrar ao professor o nível de entendimento dos alunos sobre o conhecimento passado.

No processo de alfabetização é muito comum nos primeiros anos escutarmos algumas palavras e frases incorretas ou com a conjugação errada, afinal os alunos ainda estão aprendendo o mesmo se dá com a alfabetização escrita, mas seria um equívoco por parte da escola e do professor não corrigir os alunos que estão tendo algum tipo de dificuldade.

A correção não deve ser vista como um fator de constrangimento, ao contrário a correção deve ser vista como um momento de troca de informações onde o professor como orientador passa ao aluno seus erros de forma a entender quais são as principais dificuldades.

Mas pensando na correção será que existe um momento certo para fazê-la? Sim, sempre há um momento adequado, é importante levar em consideração sempre a individualidade do aluno e em certos casos até é recomendado corrigir em particular, em outros momentos é interessante levar alguns erros para a sala de aula como um todo, quando feito isso é possível aclarar o conteúdo e os erros de uma forma construtiva ao mesmo tempo em que leva novos insights para os alunos que serão como uma luz para conseguir fixar o conteúdo.

Outra alternativa para uma boa correção é entender o que levou um aluno a responder a questão errada, será que faltou interpretação? Não estava concentrado o suficiente? Será que não conseguiu assimilar o conteúdo? São tantas hipóteses que precisam ser investigadas para uma melhor intervenção.

A correção além de ajudar no desenvolvimento pessoal do aluno, ajuda-o a lidar com questões mais complexas e que precisam de um desenvolvimento maior de atenção, dessa forma quando o aluno passa por um processo de correção na alfabetização estará mais bem preparado para lidar com os desafios e saber identificar seus erros de forma mais clara.